Índice
Da abertura da empresa, passando pelo pagamento em dia dos tributos ao planejamento tributário, o contador pode trazer a competitividade que faltava ao seu negócio
Muitos empreendedores encaram o contador como apenas mais uma despesa obrigatória na enorme lista de contas a pagar. Vale rever esse conceito. O contador é um especialista que pode ser um parceiro estratégico para alavancar seu negócio.
O contador é o profissional que estará presente desde a abertura do negócio e irá cuidar de todo o fluxo de recursos da empresa. Ele concentra em si todos os dados sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.
Ele será o responsável por fazer e executar o planejamento tributário da empresa, estudo que pode ajudar a aliviar a pressão no fluxo de caixa, dando mais gás para antecipar investimentos, por exemplo.
A palavra responsável acima foi usada considerando toda sua abrangência: o contador é coautor das decisões contábeis tomadas por seus clientes em caso de ilícitos, portanto, ele também será cobrado pelos órgãos responsáveis.
O contador e o plano de contas a pagar
Hoje, no Brasil, as três esferas de governo recolhem, por meio dos diferentes tributos, o equivalente a 30% do faturamento da sua empresa – até por isso, muitos chamam o Leão de “sócio oculto” do negócio.
O contador é quem irá organizar toda essa demanda e, junto com você e seu time, definir a melhor estratégia para que esse montante seja quitado sem afogar seu fluxo de caixa.
É essencial que o profissional esteja atualizado pois a legislação pode mudar bastante de um ano para o outro, ou entre os diferentes segmentos. Encontrar um especialista pode colocá-lo à frente da concorrência.
A partir do levantamento de todos os custos gerais e tributários da operação, dentro de um determinado período, o contador poderá ajudar a elaborar o diagnóstico da empresa.
Com o diagnóstico em mãos, a empresa poderá calcular o preço final do produto, de modo a cobrir os tributos, a margem de contribuição e obter os lucros.
Também é pelo diagnóstico financeiro, que o contador poderá apresentar ao empreendedor um balanço do desempenho da empresa, apontando onde há custos extras ou qual é o histórico de determinada área.
Recursos Humanos e contabilidade: parceria constante
A contabilidade também é a área que cuidará de questões trabalhistas, como o registro em carteira de trabalho dos seus colaboradores e o recolhimento do FGTS e INSS.
Pró-labore e divisão de lucros
O contador pode ajudar o empreendedor e seus sócios a decidirem sobre a melhor maneira para serem remunerados pelos seus investimentos e contribuições com a empresa.
Este é um tema delicado, mas que requer atenção especial dos empresários. Todos os dias negócios fecham as portas ou chegam a quebrar devido a desentendimentos entre os sócios.
A partir do estabelecimento da carga horária e das responsabilidades de cada parceiro, será discutida sua remuneração e o contador recomendará a forma menos custosa, de modo a evitar conflitos.
Portanto, ter um contador não é um mal necessário, como se diz. É ter um parceiro de confiança, que pode e deve oferecer consultoria especializada para o sucesso do seu negócio!
Se você tem dúvidas sobre a atuação do contador ou quer saber mais sobre planejamento tributário, elisão fiscal ou tributos trabalhistas, clique aqui e agende um horário com um dos nossos consultores.