Índice
Treinamento e capacitação são as duas palavras-chave para fazer com que o capital humano da sua empresa esteja sempre positivo.
O investimento nesse aspecto é importante porque a falta de treinamento e desenvolvimento dos funcionários leva à queda da produtividade, a falhas nas entregas e derruba o clima organizacional.
Simplesmente demitir e contratar novos colaboradores não garante que esses problemas não ocorram de novo e de novo.
A qualificação por meio de treinamentos e capacitações oferece a melhoria individual e, por tabela, do grupo como um todo.
Investir no aumento da escolaridade dos colaboradores também impacta a performance da empresa, seja por meio do estímulo à conclusão da educação básica (Ensino Fundamental e Médio) ou de cursos de graduação e pós-graduação.
Capacitações e treinamentos garantem mais produtividade
Capacitar o time de colaboradores permite que toda a equipe passe a jogar no mesmo nível.
A equipe atinge o domínio das táticas desejadas pelos gestores e elimina eventuais vícios ou falhas do dia a dia.
O resultado são mais bolas dentro do gol.
Outro ponto bastante positivo, é que os profissionais se sentem reconhecidos.
Eles percebem a capacitação como um investimento em suas carreiras e buscam melhorar ainda mais a própria performance e os processos internos para crescer dentro da empresa.
Retenção de talentos é um resultado direto das capacitações
Os treinamentos estimulam o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, assim, eles podem se candidatar a processos seletivos internos ou mesmo se destacar e conquistar postos mais altos.
Como falamos há pouco, essa percepção por parte dos funcionários estimula que os melhores profissionais continuem na empresa, o que diminui o turnover (rotatividade).
Empresas que investem em programas como Jovem Aprendiz, ou mantém programas de estágio, conquistam a oportunidade de formar e captar os melhores profissionais já no início de suas carreiras.
Vantagem competitiva é a meta final de toda capacitação
Com as capacitações e treinamentos, a equipe atinge um novo nível e, com isso, a melhora nos principais indicadores da empresa é perceptível para seus públicos interno e externo.
Empresas com um clima organizacional positivo, resultado do sucesso das políticas internas, tendem a atrair talentos da concorrência, novos clientes e parcerias.
Quem não lembra de Neymar que cresceu sonhando em jogar no Barcelona? Quais times não se sentiam mais reconhecidos por conquistar a chance de jogar com eles?
A sua empresa pode se tornar o Barcelona do seu segmento ao investir na valorização dos talentos da casa e em capacitações dos colaboradores.
Como escolher o treinamento ou capacitação para o seu time?
Você chegou até aqui e compreende agora que vale a pena aplicar na formação dos seus colaboradores. Porém, por onde começar?
Em primeiro lugar é preciso fazer um diagnóstico das necessidades de capacitação que a empresa apresenta. Existem treinamentos para áreas técnicas, para desenvolvimento de habilidades e atitudes do colaborador.
Em segundo lugar, vale pensar nas capacitações focadas no atendimento às exigências específicas de determinado segmento ou momento do negócio.
Ao fazer o plano de negócios anual, vale consultar os gestores de cada área e obter um feedback do que eles acreditam que possa ser melhorado dos pontos críticos atuais.
Em terceiro lugar, a dica é apostar em capacitações e treinamentos geridos pelos funcionários mais experientes seja para troca de conhecimento ou análise de casos.
Vale investir nessa solução interna de tempos em tempos porque ela traz como vantagem um custo mais acessível e a geração de soluções para problemas mais pontuais do negócio.